quarta-feira, 23 de março de 2011



Sabemos o quanto é preocupante o fato do Japão estar simplesmente sumindo do mapa, por conta desse Tsunami. Sabemos tambem da força que o Japão necessita de todos nós e sabemos que com toda soliedariedade e ajuda o Japão irá se reerguer econômicamente e estruturalmente.
Mas ao ler as notícias, minha preocupação neste momento é com a radiação, principalmente pelas crianças.

A Folha de São Paulo, publicou dia 20/03 que o governo japonês detectou um nível de iodo radiatioativo na água corrente de um povoado perto da usina nuclear atingida e isso me assustou. Pois se até o elemento essencial da nossa vida: a agua, está com radiação, o que os japoneses podem esperar mais?
Alem disso, os materias radioativos que vazaram podem contaminar alimentos, o que aumenta o risco de novos casos de câncer e má formação fetal.

Segundo especialistas, quanto maior o índice de radiação, maiores e mais variados serão os casos da doença. “As explosões podem expor a população à radiação a longo prazo, o que pode aumentar o risco de câncer. Casos como câncer de tireóide, nos ossos e leucemia tendem a aumentar. Crianças e fetos são especialmente vulneráveis”, disse Lam Ching-wan, patologista químico da Universidade de Hong Kong.
Por conta desse desastre, netos e filhos de japoneses podem nascer com câncer ou outras doenças, carregando para sempre marcas dessa tragédia que devastou milhares de japoneses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário